RELACIONAMENTO:
O sucesso de sua empresa depende de sua capacidade de vender. Existem empreendedores que são bons em ideias, são bons de estrutura processos, mas são péssimos vendedores.
Lembre-se, ninguém consegue ser bom em tudo, mas se sua empresa não souber vender, ela será vendida e bem baratinho para os concorrentes. Daí a importância de construir parcerias, buscando competências que sejam complementares às suas.
Por isso, trabalhar duro para construir bons relacionamentos vale cada minuto de tempo que você investe nele. Construir fortes e importantes relacionamentos comerciais deve ser uma de suas principais prioridades.
Neste sentido, você como afroempreendedor, deve priorizar relacionamento com outros empreendedores afrodescendentes, só assim, se conseguirá, a médio e longo prazo, reverter os longos anos de justiças e desigualdades. Se os próprios pretos não confiarem em outros pretos em seus negócios, quem confiará?
Por exemplo, na vida privada, quando você constrói relações sociais com afrodescendentes, você se insere em situações sociais onde você entra em contato com pessoas que têm interesses semelhantes ou complementares aos seus próprios interesses, não é?
Isso deve valer também para as relações empresariais. Você deve se inserir em situações de negócios onde você vai conhecer outros afrodescendentes que têm negócios semelhantes ou complementares ao seu próprio negócio.
Existem várias maneiras de realizar essa tarefa, como, por exemplo, participar das ações do Movimento Black Money.
É muito importante entrar em contato com aqueles afrodescendentes que já estão tendo sucesso no nicho de mercado em que você está trabalhando.
5 práticas que podem ajudar você a realizar um bom networking:
1. Não veja os outros Afroempreendedores concorrentes como inimigos.
Não tente demonstrar que a sua empresa é melhor que a deles. Em vez disso, troque o máximo de informações com eles para que todo ecossistema de afroempreenderismo cresça, com benefícios mútuos.
2. Sirva às pessoas
O bom networking funciona quando você serve às pessoas. Provocando transformação da vida delas. Isso vale tanto parra parceiros quanto clientes.
3. Não foque apenas em vender
Todos conhecem aquela pessoa que chega a um evento só querendo vender seu próprio produto.
networking não é para isso, mas sim para se relacionar. Depois, você pode ligar e marcar reuniões pessoais.
4. Aproxime pessoas
O networking pode se intensificar ainda mais quando você apresenta um profissional a outro.
Isso gera reciprocidade.
Com o tempo, você passa a ser referência entre as pessoas.
Por isso, em vez de seu foco ser apenas se apresentar à pessoas, você pode ser o interlocutor comum entre duas partes.
5. Prepare-se para o networking
Estude afundo o evento ou encontro e saiba de onde vêm as pessoas que circulam por ali.
Esteja antenado com o mercado e o mundo.
As pessoas sempre se aproximam daquelas que têm conteúdo.