2.1. O “P” da Mentalidade Preta

PLANEJAMENTO

 

No processo de planejamento, a primeira coisa a definir em seu empreendimento é o seu propósito. E não pode ser simplesmente “ganhar dinheiro”.  Você precisa identificar para que sua empresa deve existir. Quais transformações ela irá provocar na vida das pessoas, qual sua missão, valores etc.

Depois disso o próximo é identificar o ambiente no qual irá operar o seu negócio, as oportunidades, as ameaças, seus pontos fortes e fraquezas.

Feito isso você pode definir quais objetivos estratégicos você pretende alcançar e traçar metas. Uma boa prática é definir métricas utilizando o método SMART:

SMART é uma sigla em inglês para atributos que ajudam a criar metas específicas, realistas e alcançáveis. SMART significa:

  • Specific (Específico)
  • Measurable (Mensurável)
  • Achievable (Atingível)
  • Realistic (Realista)
  • Time-bound (Temporal)

 

Cada atributo do método SMART deve ser levado em consideração para a criação de metas inteligentes e assertivas. Confira os critérios da metodologia detalhadamente e aprenda a aplicá-la no seu negócio!

S – Específica

Para garantir o alinhamento de todos os envolvidos, a meta deve ser específica. Determinar que a empresa quer aumentar sua participação no mercado, por exemplo, é muito genérico. É para aumentar a participação em termos de faturamento ou em termos de quantidade de clientes?

 

M – Mensurável

Uma meta mensurável, ou seja, que pode ser medida, permite o monitoramento do seu progresso. Isso é importante, porque possibilita que a empresa reavalie suas ações e otimize sua estratégia para chegar mais perto do atingimento do objetivo.

Se a sua meta for aumentar as vendas em 30% até o final do primeiro semestre, por exemplo, você pode monitorá-la por meio do faturamento da empresa ao longo do período estipulado.

 

A – Atingível

Uma meta deve ser desafiadora, mas atingível. Afinal, nada adianta estabelecer um objetivo muito ambicioso, mas que não possa ser alcançado.

 

R – Relevante

Pode parecer óbvio, mas vale destacar que as metas devem ser relevantes para o seu negócio. Para avaliar a relevância de uma meta, pense em como ela pode impactar o negócio e por que ela é importante no momento.

 

T – Temporal

Trabalhar com metas temporais é imprescindível. Sem um prazo definido, as metas podem não ser levadas a sério. Para isso, é importante criar um cronograma com os prazos para o alcance de cada meta, além das datas para todas as tarefas e marcos previstos.

 

Ainda na fase de planejamento você precisa pensar nos riscos. Risco é qualquer evento que possa afetar o atingimento de seus objetivos.

Só o fato de ter os riscos identificados já é um passo importante para ter um bom plano de ação.

imagine a seguinte situação: Dois caminhões estão sem freio. No primeiro caso o motorista sabe antecipadamente da situação do caminhão e no segundo caso, o motorista não tem esse conhecimento.

Neste exemplo, espera-se que o primeiro motorista, seja mais cuidadoso, dirija apenas em terreno plano, devagar, até o próximo posto. Já o segundo, motorista, por não conhecer o risco ao qual ele está sujeito, pode ir para uma rodovia e aí um acidente pode ser fatal.

Neste sentido, a primeira coisa a reconhecer sobre um novo negócio (é que não há garantia de absoluto sucesso. Mesmo grandes empresas internacionais podem falhar em novos empreendimentos. O fracasso é sempre uma opção, mas a possibilidade de sucesso pode ser otimizada.

Você reduz o risco em seu negócio quando você tem um bom plano de negócios antes de lançar seu empreendimento.  

Não precisa necessariamente ser um documento tradicional volumoso. O mercado atual é muito dinâmimo. Neste curso vamos mostrar uma ferramenta (Canvas) que irá te ajudar a montar seu plano de negócios de forma visual e prática. 

Há um velho ditado: "Se você falha em não planejar, está planejando falhar" É necessário fazer um conjunto detalhado de planos para o sucesso.

Você deve mapear as ações necessárias para levar sua empresa do ponto A ao ponto B listados em detalhes, com estimativas de custos e prazos realistas para executar cada etapa.

Infelizmente, com as facilidades da Internet, o amadorismo acabou aumentando. Pessoas que nunca se atreveriam a começar um negócio no mundo real, pensam que podem fazer um negócio na Internet mesmo que não tenham experiência no negócio.

As pessoas entram em um negócio com a ideia de que não precisam mais se acordar cedo e trabalhar. Elas acham que podem trabalhar quando quiserem e da forma que quiserem. Mas empreender em seu próprio negócio, principalmente no início, implica em trabalhar duro e por longas horas.

É absolutamente verdade que o "trabalho" deve ser feito, mas o trabalho que precisa ser feito deve ser feito o mais rápido e eficientemente possível e você não deve concentrar sua energia em encontrar e criar mais trabalho que não vai ganhar dinheiro para você.

Você deve concentrar sua atenção em fazer os negócios que vão ganhar dinheiro.

O mais rápido possível, você deve começar a contratar pessoas para fazer as tarefas rotineiras e liberar o máximo de seu tempo possível para que você, afroempreendedor, possa fazer negócios.

Em breve você precisará buscar novos clientes, contratar novas pessoas e fazer novas parcerias. Aqui então vão algumas dicas que vão te ajudar:

  1. Visite sites que se relacionam com seu nicho:  nesses sites você encontrará potenciais clientes. Então você precisa ir onde as pessoas estão e descobrir como melhor atender seus desejos e necessidades.
     
  2. Visite sites relacionados ao seu site. É aqui que você encontrará seus potenciais parceiros. Entre em contato com os proprietários e trabalhe para fazer acordos mutuamente rentáveis.
     
  3. Ofereça brindes e iscas digitais para as pessoas que voluntariamente deixarem um e-mail de contato. Sim. O e-mail não esta ultrapassado. Pesquisas mostram que 92% dos usuários ativos na internet possuem e-mail, e 62% acessam e-mail diariamente. Desta forma você poderá divulgar seus produtos e promoções diretamente aos seus futuros clientes.
  4. Prepare seu próprio webinar ou live: Encontre palestrantes interessantes que forneçam informações de interesse para sua lista de contatos. Webinars e lives são fáceis e baratos de fazer e neles você pode lançar e ofertar produtos.
  5. Participe de seminários e construa boas relações comerciais fortes com outros em sua área. Aqui novamente há potenciais parceiros que você precisa ter tempo para cultivar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *